Há exatos três anos, em 23 de fevereiro de 2018, às 21h, iniciávamos o primeiro rito de atendimento público em nosso querido “terreirinho”, o Templo do Caboclo Sr. Sete Ondas (OITC).

Mestre Ygbere no Congá do Templo do Caboclo Sete Ondas

Como em um “piscar de olhos” quarenta anos haviam se passado desde quando começamos a trilhar os caminhos da iniciação ao lado de nosso Mestre Espiritual encarnado, Yamunisiddha Arhapiagha.

rito_mr_yapacani

Rito conduzido por Mestre Yapacani na OICD

Em 1996, vinte e dois anos após o início desta caminhada, recebemos das mãos de nosso Mestre Espiritual as Ordens e Direitos de Trabalho. Aguardamos trabalhando. Nos preparamos e amadurecemos. E quando chegou a hora, sob as bênçãos do Payé Iluminado e de nossos Mestres Astralizados, ousamos iniciar mais esse trabalho com a Espiritualidade, sem ter a real dimensão do que este passo representaria para nós:

“Neste momento mais um magnífico ponto de luz se estabelece na Terra – a Ordem Iniciática do Tríplice Caminho –, que trará muitas aberturas aos Mestres Astralizados oriundos de vários planetas mais felizes do que o nosso, em favor da Espiritualidade Avançada, que será graçada a todo o planeta, aliás, já foi dado o “start” da era do amor que mudará a face de dimensões primitivas para mudanças das dimensões elevadas do quinto, sexto e sétimo planos. Muito grato por abrigarem em seus corações os Mestres Planetários que vencerão a era das trevas, penetrando na era de Aquário – a era das vibrações do amor cósmico que alcançará a todo o planeta, a todo cidadão planetário que não a opor resistência. O amor, esse sentimento nobre, prevalecerá nesse tempo de Dimensão Crística, Búdica e de outros Mestres do mais puro amor. Vamos em paz e que o amor maior esteja conosco.

– Yamunisiddha Arhapiagha
Mensagem enviada a Mestre Ygbere, por meio do WhatsApp, na manhã de 23/02/2018.

À época nos preocupávamos em como poderíamos iniciar os trabalhos de nossa casa, visto que contávamos só com mais duas pessoas: minha querida esposa Obaocitala e um antigo filho de Brasília. Ao mesmo tempo também temíamos que, sem divulgação, não aparecesse ninguém (encarnado) em nossa humilde gira.

Mas à medida que o horário de início do rito se aproximava, aos poucos, de um a um, foram chegando não consulentes, mas, antes, amigos queridos que nos honraram com sua presença.

Alguns familiares igualmente para nossa alegria compareceram, como minha querida mãezinha que, mesmo em avançada idade (93 anos) e com a saúde debilitada, reuniu forças e deixou seu lar, atravessou a cidade e até uma longa escada de acesso a nosso “terreirinho” enfrentou, tudo para nos prestigiar.

primeiro_rito_04

Familiares e amigos de Mestre Ygbere presentes no primeiro rito do nosso Terreiro.

Superada a expectativa de chegada de pessoas para conhecer nosso humilde templo, ressurgia a questão do atendimento: será que todas essas pessoas passarão com um único médium? Estranhava-nos a possibilidade de um único médium incorporante atendendo a todos que lá estavam.

Foi quando, para nossa surpresa e alegria, recebemos a visita de nossos antigos irmãos da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino que, encorajados por nosso Pai, vieram somar esforços conosco no trabalho mediúnico que se iniciaria. A todos os meus “manos de santé”, fica aqui desde já o meu registro público de sincero agradecimento.

Membros da OICD no primeiro rito do nosso Templo.

Com a corrente mediúnica em formação, iniciamos, no horário vibratório de Yorimá, o primeiro rito de atendimento ao público de nosso “terreirinho”, invocando a presença de nossos Ancestrais Ilustres para que dos Planos Ariândicos de felicidade e paz eternas viessem nos abençoar.

 

As acomodações físicas singelas de nosso templo, agora ainda mais diminutas com a presença de nossos irmãos de santé, como que por encanto se agigantaram em nossa mente diante da presença dos nossos Caboclos e, em meu coração, senti a choupana do Caboclo Sete Ondas se expandir e a todos envolver com suas poderosas vibrações de Amor e Sabedoria. Assim teve início a gira de Caboclos e, após breve intervalo, a dos Exus Guardiões.

Sacerdotes e público presente no primeiro rito de nosso Templo

Sob os auspícios de nossos Ancestrais Ilustres encerramos a primeira gira de nossa casa, com a certeza em nosso coração do dever cumprido.

Enviamos a nosso Pai o registro em vídeo de nosso primeiro rito e, ele assim nos respondeu:

Que saudades! Como cantaram muito bem. Estou emocionado, mormente em ver você, Ygbere, no comando de seu templo, a OITC. Que emoção. Parabéns! Você soube esperar vários anos e eis aí o fruto. Muitas e mais realizações o aguardam, com certeza. Minhas bênçãos a você e a Obaocitala.

Você é um grande vitorioso. O mesmo acontecendo com a Obaocitala. Muitas coisas boas virão. Mas isso quero lhe falar pessoalmente, quando aproveitarei a ocasião para abraçá-lo. Fiquei jubiloso por tudo de ontem, pelos benefícios trazidos a Terra por intermédio do Templo. Um até breve. Abraço de paz maior a vocês e a todos os seus.

P.S.: Bençãos e agradecimentos especiais aos Ancestrais que organizaram tudo do lado sobrenatural para que tudo corresse bem do lado de cá. Meu pedido de bençãos a todos estes Mestres do Amor e da Sabedoria.

– Yamunisiddha Arhapiagha
Mensagem enviada a Mestre Ygbere, por meio do WhatsApp, às 14h25 de 25/02/2018.

Só não esperávamos que poucos meses após o início dos trabalhos de nossa casa testemunharíamos o desencarne de nosso Mestre Espiritual. Há muito havíamos perdido nosso pai carnal e, agora, assistíamos à partida para o outro lado da vida de nosso pai espiritual. Difícil dia aquele em que tivemos que descer à praia para nos despedir de nosso Pai, Mestre e Amigo por mais de quarenta anos.

Mas prosseguimos trabalhando, encorajados sempre com o exemplo de nosso pai e suas palavras de carinho, recordando-nos que segundo ele “após três anos veríamos como o nosso terreirinho cresceria”. E cresceu!

Hoje nossa corrente conta com 21 integrantes e, mesmo com a temporária interrupção dos ritos de atendimento ao público devido à pandemia e à proibição de aglomerações, dentre várias outras medidas sanitárias impostas, nos reinventamos para darmos prosseguimento em nossas atividades. E foi por meio da Internet que encontramos um modo de continuarmos falando dessa querida “Umbanda de Todos Nós”.

Desenvolvemos um portal na internet que já conta com vasto conteúdo para estudo e pesquisa (www.umbandainiciatica.com.br), promovemos aulas e debates internos por meio de plataformas de vídeoconferência remota, realizamos semanalmente lives públicas transmitidas pelos nossos canais no Facebook e no YouTube, publicamos artigos curtos em nossas redes sociais, lançamos nossa revista eletrônica: “Umbanda Iniciática”, procuramos promover o diálogo inter-religioso e realizamos visitas a outras tradições e templos, além de termos participado do X Congresso Internacional em Ciências da Religião da PUC-Goiás, apresentando, na Sessão Temática 5 – Espiritismo, Espiritualismo e Espiritualidades, a comunicação: “Umbanda Esotérica e Iniciática, Espiritualismo e Espiritualidade”.

Além de todas essas iniciativas, atualmente estamos realizando cursos em vários formatos. Os primeiros cursos que serão lançados são intensivos, terão a duração de dois dias, e abordarão os temas: “Aspectos Básicos da Iniciação na Umbanda do Tríplice Caminho” e “Sinais Pré-históricos do Brasil”.

Assim que a pandemia for superada retomaremos os ritos de atendimento ao público e realizaremos diversas vivências templárias, workshops, cursos e palestras presenciais e muitas outras atividades.

Meu pai, teu filho busca honrar-te mantendo viva em meu ser a tua lembrança, seguindo teus ensinamentos, cumprindo tuas ordens e dando continuidade ao trabalho mediúnico por tuas mãos iniciado em 1979, hoje neste singelo “terreirinho”.

Abençoa-nos, meu pai, e guia-nos do Òrun para que possamos cumprir o determinado e, quando for da vontade de Olurun, que possamos ter a felicidade e graça de novamente e para sempre nos reencontrar, retornando ao mundo espiritual vitorioso como o senhor.

Ygbere, hoje Mestre-Raiz da Ordem Iniciática do Tríplice Caminho, mas ontem e sempre Discípulo de Yamunisiddha Arhapiagha

Iniciação de Mestre Ygbere no Sétimo Grau, Segundo Ciclo, conduzida por Mestre Arhapiagha